Quando o assunto é rosácea no consultório, a maior e principal dúvida é se essa doença de pele tem cura. Por isso hoje, decidi compartilhar um pouco mais sobre essa doença com vocês!
Antes de tudo, você precisa entender:
Afinal, o que é rosácea?
A rosácea é uma doença crônica de origem desconhecida, que gera principalmente vermelhidão no rosto, grande sensibilidade da pele na região e pode vir acompanhada de outros sintomas, como espinhas e irritação nos olhos em quadros mais avançados.
Geralmente, ela aparece em pessoas de pele bem clara, com tendência à oleosidade e sensibilidade, porém, pode surgir em outra tonalidade ou tipo de pele. A doença é mais comum em mulheres a partir dos 25 anos, mas também pode se desenvolver em homens, e neles, o quadro tende a ser mais grave.
“Dra. Mariana, a Rosácea tem ou não tem cura?
Infelizmente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não há cura para essa doença (ainda). Por outro lado, existe tratamento para controlar os sintomas e crises do problema – o que vai depender do estágio da doença de pele.
Além disso, é importante abrir mão de todos os fatores que podem agravar ou desencadear as manchas avermelhadas, como a ingestão de bebidas alcoólicas, exposição solar sem proteção, frio excessivo e o consumo de alimentos apimentados e quentes.
Se você sofre com essa doença, por favor, procure um dermatologista o quanto antes! É somente na consulta que vamos conseguir entender e avaliar o seu caso com individualidade!